terça-feira, 28 de julho de 2015

Subaru BRZ



A história começa em 2008, quando a Toyota compra 17% de participação da "Fuji Heavy Industries", grupo do qual a Subaru faz parte. O gerente do projeto Tetsuya Tada convida então, a Subaru a participar do projeto de desenvolvimento de um cupê baseado no conceito FT-HS apresentado no Detroit Motor Show de 2007. Inicialmente, o convite foi negado, pois o carro teria tração traseira, contrariando a tradição de 4x4 da Subaru. Após críticas da imprensa, as duas montadoras se unem e começam o desenvolvimento.

Notavelmente, a  Toyota ficou responsável pelo design e a Subaru pela mecânica.




Design: Nitidamente podemos notar a semelhança do modelo com o clássico Toyota 2000GT (1967-70). As semelhanças vão desde a forma geral do carro (capô longo e habitáculo pequeno) até pequenas nuances, como a caixa de roda elevada, a ponte formada entre as colunas A e C (com destaque para os formatos das janelas) e até o teto elevado sob as cabeças dos ocupantes, que, aumentando o espaço interno, possibilitam o uso de capacete, mostrando assim, a sua vocação para as pistas e Track Days.

Vocês devem estar se perguntando: "por que ele fala tanto de um Toyota, se o carro das fotos é um Subaru?". Bom... acontece que tanto a Toyota, quanto a Subaru comercializam o mesmo carro mundo afora, sério, O MESMO! As diferenças entre o Subaru BRZ e o Toyota GT-86 (ou Scion FR-S, dependendo do mercado) são mínimas, tais como o parachoque dianteiro e os materiais empregados no interior, ou seja, puramente estéticas.  








Mecânica: Como já mencionado, a mecânica é da Subaru, portanto o BRZ vem equipado, como é de se esperar, com um motor 4 cilindros BOXER de 2.0 litros, que rende 200cv de potência e 204Nm de toque. O câmbio pode ser manual ou automático (como o das fotos), ambos de 6 marchas (sim, um automático tradicional, com direito a conversor de toque (!), pelo menos, ele tem paddle shifts).

Na minha opinião, o carro tem potencial para ser um super carro, mas o motor aspirado castra sua vocação. Uma grande questão levantada nos foruns do exterior é a do porquê a Subaru não emprega o 2.5 turbo utilizado nos Impreza WRX e STi. Concordo com os fan boys.


Interior: Não oferece grandes atrativos, é espartano. Faz sentido, ninguém busca conforto e luxo em um BRZ, a história aqui é outra: tudo é voltado para a experiência, do volante simples, mas com excelente empunhadura, até os bancos concha forrados com uma mistura de couro com alcântara. Ah, outro ponto de diferenciação do BRZ para o Scion FR-S, o Subaru têm navegador GPS.





Bom, quem espera ver este carro a venda no Brasil, precisa esperar sentado, segundo os vendedores com quem conversei, sua vinda oficialmente é impossível. A Toyota possui dois exemplares rodando em São Bernardo do Campo para testes, um mecânico e um automático, será!? Enfim, por enquanto, só nos resta especular.

Esta unidade que fotografei, veio do Japão para o Salão do Automóvel 2012 (!) e desde então, não voltou. Sua venda sería impossível, pois o carro não foi homologado para rodar em nossas ruas. Uma pena.


Gostaria de agradecer ao pessoal da Subaru CAOA pela receptividade e por disponibilizarem o carro para as fotos.

Subaru CAOA - Avenida Ibirapuera, 2448, Moema, São Paulo - SP

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