IAA, Frankfurt, 2009, a BMW apresenta ao público o conceito Vision Efficient Dynamics, um plug-in hybrid esportivo. Com linhas e formas revolucionárias, o i8 só entraria em produção em 2014, formando junto com o irmão menor i3, a BMW i, um novo segmento "eco-friendly" da márca bávara que planeja vender seus elétricos e híbridos em concessionárias distintas da linha "comum", da mesma forma como hoje é realizado com a MINI e com a Rolls-Royce.
OK, não é uma nova geração do mítico M1, mas não podemos negar a semelhança. Começando pelas características técnicas, o i8 é o primeiro BMW de motor central depois do M1, tudo bem que não é um inline-six, mas sim um 3 cilindros turbo (compartilhado hoje com os MINIs e com as séries 1 e 3) acoplado a um motor elétrico. Desde a morte do M1 em 1981, a BMW nunca mais produziu um grande supercarro. O i8 nasceu com a responsabilidade de continuar um legado e trazer a marca de volta ao panteão dos superesportivos
A ideologia da BMW i explica o design: eficiência energética. Linhas orgânicas e naturais esculpem uma carroceria de baixo impacto e arrasto aerodinâmico. Do monobloco em fibra de carbono até às linhas de passagem de ar (como visto na foto acima), tudo neste automóvel foi pensado para que ele se desloque com suavidade e baixo impacto no ambiente.
As portão dão um show a parte, pois, com assistência elétrica, sua abertura e fechamento são de simples acionamento e o acesso é fácil, pois o "vão" aberto pelas portas é extenso, diferentemente de outros sistemas não convencionais, como da Mercedes-Benz SLS e do Koenigsegg CCXR.
O interior é primoroso, com materiais de alta qualidade do painel aos bancos, que apesar de esportivos, são extremamente confortáveis. A visibilidade do habitáculo impressiona, estamos acostumados a associar carro esportivo com claustrofobia, mas o i8 é uma exceção, é, sem dúvidas, um carro gostoso de passar tempo dentro.
O logotipo é diferente do resto da linha, como pode-se notar na foto acima, o anel azul ao redor é exclusivo da linha BMW i e nos remete à importância ecológica de carros mais eficientes num futuro próximo!
Gostaríamos de agradecer ao pessoal da concessionária BMW Autostar pela receptividade, em especial ao executivo de vendas Renato, que sanou todas as nossas dúvidas em relação ao carro.
BMW Autostar - Rua Colômbia, 810, Jardim Europa, São Paulo - SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário