Muitos o criticam e trocem o nariz para ele, mas é preciso assumir: poucos carros nestes últimos anos souberam tão bem reviver um design clássico.
A primeira geração do Camaro foi revelada ao público em 1966, como a resposta da Chevrolet ao sucesso de vendas do Ford Mustang, nascem assim os pony-cars, carros pequenos, mas com grandes e potentes motores V8, um hit entre os jovens endinheirados da época, os baby boomers.
Confessor que nunca fui grande fâ do novo Chevrolet Camaro, mas é preciso entender o quão intensa foi a utilização dos elementos estéticos dos clássicos das décadas de 60 e 70 na nova geração. Desde o ângulo do "bico" do carro, até a linha de cintura, passando pelas caixas de roda e os farois arredondados, TUDO no novo Camaro foi pensado para refletir o poder de modernização que o grupo GM tem.
Mantendo as características do clássico modelo da década de 60, o Camaro 2015 relembra a elevação da alta linha de cintura após a coluna B.
O modelo SS é o único disponibilizado no Brasil, que conta com motor V8.
(Detalhe: freios Brembo)
(Detalhe: a gravatinha da Chevrolet no refletor do farol)
No grande emblema da grade, é possível reparar no ângulo do "bico", já mencionado no texto.
O interior é espaçoso, mas "abraça" o motorista, colocando-o em posição de pilotagem sob muito conforto, entretanto, as pequenas janelas dificultam manobras precisas em locais pequenos.
O carro conta ainda com o HUD (head-up display): um pequeno projetor que exibe no parabrisas as informações requisitadas pelo motorista, tais como velocidade, RPM, etc., evitanto que o mesmo se distraia.
No Brasil, o Camaro só está disponível com transmissão automática de 6 marchas. Nos EUA, é disponibilizada a versão mecânica que inclusive é mais potente, com 426cv.
(Detalhe: apesar dos american muscles serem conhecidos por seus acabamentos fracos e cheios de plásticos duros, o Camaro conta com bons arremates em couro, como no caso da manopla do câmbio)
(Detalhe: soleira em aço escovado)
O motor é um V8 aspirado, de 6.2 litros que rende 406cv e 56,7kgfm.
Como o carro é dotado de pneus do tipo "run-flat", ele não possui estepe, portato, vem com um kit com vedante e bomba elétrica.
O Camaro possui um sistema muito interessante em sua chave, a partida remota. Funcional para dias quentes, em que pode-se deixar o ar condicionado já programado e antes de entrar no veículo, dá-se a partida no carro e ele já começa a "gelar".
(Curiosidade: apesar de ser um legítimo representante da escola dos american muscles, a nova geração do Camaro é montada na província de Ontario, Canadá)
(Detalhe: rodas 20'' e as características entradas de ar (ainda que puramente estéticas))
Poucas horas após terminar as fotos, vejo em alguns portais de notícias que o novo Camaro foi revelado (com motor turbo (!)). Portanto, agora nos basta esperar para conhecer o novo modelo.
Gostaria de agradecer ao pessoal da Chevrolet Primarca de São Caetano do Sul pelo carro e pela cordialidade no atendimento.
Grande abraço, e até logo!
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