segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Bentey Continental GT


Geneva Auto Show, 2003, A Bentley apresenta o primeiro modelo da marca sob uma plataforma do Grupo Volkswagen AG, compartilhada hoje com o Audi A8 e com o Volkswagen Phaeton). O sucessor natural dos modelos Continental R e Continental T vem ao público com preço atrativo (cerca da metade do Continental R) e nasce com a proposta de atrair um novo público de clientes, mas sem perder a essência artesanal da marca.




(Bentley Continental R 2002)


O Continental GT inaugura uma nova era na Bentey: agora sob domínio do maior grupo automotivo do mundo, tenta esquecer seu passado, já que durante muitos anos, a marca ficou sob domínio de sua maior concorrente, a Rolls-Royce, hoje pertencente ao grupo BMW AG. Na tentativa de modernizar sua linha e de atingir um público cada vez mais jovem, a Bentley aposta em um carro com formas mais arredondadas e linhas diagonais. A linha de cintura cresce e a coluna B é extinta, criando um shape mais orgânico e suave, sem as tensões características dos modelos das décadas de 80/90. Ainda assim, prevalece a identidade visual da marca, mantendo a grade característica e os tradicionais faróis arredondados, ainda que em planos diversos. Como já dito, as formas orgânicas prevalecem no shape exterior do Continental GT, como é possível observar na suavidade das curvas referentes à caixa de roda dianteira, que se prolongam e formam a base da traseira "fastback" ou nas linhas de fecho do capô, que, alongadas, achegam até a coluna A, formam o habitáculo, circundam o vigia e fazem a moldura para a placa. Tudo muito bem pensado e desenhado para dar sensação de naturalidade e suavidade, sem perder a esportividade de um coupé.





Equipado com o exclusivo motor W12 biturbo de 6.0 litros do grupo Volkswagen, o Continental GT rende 590hp de potência e 720Nm de torque e faz 0-100km/h em 4.5 segundos, um número de muito respeito se considerarmos os seus 2.320kg.





O que esperar do interior de um Bentley? Nada além do melhor: tudo revestido em couro e madeira, dos confortáveis bancos com ergonomia esportiva até o painel completo, passando pelo console central e pela soleira que identifica a artesanalidade do automóvel: "HANDcrafted by Bentley Motors LTD". O volante, que sofreu alteração da primeira (2003-2011) para a segunda geração (2011-), conta com excelente empunhadura e "borboletas" para trocas manuais similares às utilizadas na Lamborghini Gallardo (também controlada pelo Grupo Volkswagen). 




O painel conta ainda com um relógio analógico Breitling e com teclas tipo "violino", para controle das saídas do ar-condicionado.






Um último detalhe interessante, é o braço elétrico que leva o cinto de segurança até os ocupantes da frente no momento em que a porta é fechada, visto que não há coluna B. Você pode ver o sistema neste breve vídeo:  





Gostaríamos de agradecer ao pessoal da Bentley São Paulo por disponibilizarem o carro para as fotos e por serem tão receptivos e prestativos em todas as nossas necessidades e dúvidas.

Bentley São Paulo - Rua Colômbia, 784, Jardim America, Sâo Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário